REUNIÃO GERAL DE ALUNOS DA FCHS (conclusões)

No passado dia 24 de Abril, realizou-se uma Reunião Geral de Alunos da FCHS, no Anfiteatro C do Concelho Pedagógico, e que contou coma presença de alguns estudantes, incluindo representantes do Núcleo Pedagógico da FCHS, da Associação Académica, do Núcleo de Estudantes de Psicologia e do Conselho Pedagógico.
Deste modo as principais conclusões resultantes desta discussão, resumem-se aos seguintes pontos:
Discutiu-se a possibilidade de implementar um género de “matrizes gerais de avaliação” na FCHS, adaptadas a todas as especificidades que os cursos requerem, assim como a criação de um regulamento de avaliação actualizado, onde constasse por exemplo um prazo limite para o lançamento de notas pelos professores;
Em termos de gestão de recursos materiais (salas, equipamentos multimédia, …), falou-se na sua gestão desadequada, resultante de uma total desorganização, que consequentemente provoca situações como turmas com poucos alunos nas grandes salas e vice-versa. Assim como a inutilização de pequenas salas, que poderiam servir, por exemplo, para uso exclusivo do Núcleo Pedagógico, com gabinete de trabalho e de atendimento aos alunos, como para outras funções destinadas aos alunos;
Falou-se na crescente necessidade de motivar o Conselho Pedagógico da FCHS, para que se reúna frequentemente, discuta e passe das palavras aos actos, sendo este órgão o motor principal ente os alunos e os professores, coordenando de forma moderadora as suas relações através dos restantes órgãos (Núcleo Pedagógico, Núcleos de curso, Conselho Directivo, Assembleia de Representantes da Universidade, …);
No que toca ao Processo de Bolonha, chegou-se à conclusão de que a informação de que dispomos é quase nula, e o que sabemos é tudo muito ambíguo. Exige-se por isso que as entidades responsáveis por este processo, esclareçam os alunos o mais breve possível, principalmente no que toca aos cursos que abrirão para o próximo ano já dentro deste novo plano. Aqui, frisou-se também a difícil situação em que se encontram os alunos da licenciatura em Psicologia da UALG, que ainda desconhecem qual será o seu futuro, tendo apenas a certeza de que não usufruirão do mestrado integrado, sendo por isso necessário encontrar outra solução, para que estes alunos não sejam em nada prejudicados;
Entendeu-se ainda a necessidade de fazer com que a mudança de docente a uma cadeira, não obrigue à alteração integral do programa da disciplina, de modo a que alunos que tenham essa cadeira em atraso não se deparem com um programa totalmente novo e que os obrigue a uma nova frequência permanente, situação que prejudica recorrentemente os trabalhadores-estudantes. O programa deveria manter-se pelo menos durante 3 anos, pois é o prazo estabelecido para os recursos de melhorias.
Mediante estas premissas, os alunos presentes na RGA, decidiram marcar uma reunião o mais breve possível, com os vários órgãos de gestão da faculdade, aberta a todos os alunos, quer para esclarecimento de algumas questões quer para a sua solução. Torna-se assim indispensável a tua colaboração, quer com questões que tenhas para colocar, quer com ideias para a sua solução. Em breve o Núcleo Pedagógico divulgará o dia da sua realização e o local. Contamos contigo!

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