Maio de 68

O Maio de 68 em França ficará para sempre enraizado na História Mundial como um acontecimento de grande importância. Uma série de greves de estudantes universitários aconteceram nesta altura, reivindicando uma sociedade mais livre e de direitos iguais entre todos. Ás greves dos estudantes seguiram-se as greves de fábricas em toda a França, às quais aderiram cerca de dez milhões de trabalhadores. A situação tornou-se de tal forma grave que levou o governo do General de Gaulle a criar um quartel-general para controlar as rebeliões.
Estas rebeliões quase espontâneas acabaram por ser esmagadas pelo governo do General de Gaulle. Não obstante, alguns filósofos e historiadores afirmam que esta revolução terá sido um dos acontecimentos mais importantes do século XX, pois tratou-se de uma insurreição popular que superou barreiras étnicas, culturais, de idade e de classe. Muitos aproveitaram esta oportunidade para alterar os valores da sociedade, nomeadamente no que diz respeito ao ensino e à sexualidade, influenciando outros países.
Acontecimento revolucionário ou não, de uma coisa não nos podemos esquecer: é de acontecimentos como este que se compõe a sociedade e cultura actuais. Convém sempre lembrar aos mais esquecidos que a cultura não nasceu assim como a conhecemos!

Sem comentários: