Não se esqueçam do dia especial do Traje Académico !

O Traje Académico é a peça que nos permitir identificar os estudantes universitários. Assim como os médicos têm a bata e os advogados a toga, os estudantes universitários têm o traje académico. Este surgiu como uma medida de indistinção entre o pobre e o rico. Deriva das vestes eclesiásticas e, desde sempre, é composto pela batina e capa. Este facto, demonstra o efeito da Igreja no Ensino. Uma vez que, o clero, até ao século XVIII, deteve o monopólio do ensino,
Hoje em dia, o traje académico é adquirido e usado unicamente em ocasiões festivas, nomeadamente a Recepção ao Caloiro, os Arraiais e a Semana Académica.
Muitos dos estudantes esquecem que este traje também simboliza a universidade onde estudam, que o Traje Académico é único e exclusivo. Tem imensas características singulares e todas elas simbólicas. Sendo a mais notável a cor azul. A peça mais conhecida do Traje Académico da Universidade do Algarve é sem dúvida o chapéu, mais conhecido por Infante, “idêntico ao chapéu do Infante D. Henrique (modelo original)”.
De modo, que o NUPE relembra que todas as quintas-feiras, os estudantes devem-se trajar com orgulho. Porque cada quinta-feira é dia de Traje Académico e este deve ser usado com brio e honra.


O Código do Traje, mais curiosidades relativas a ele, poderá ser encontrado no site da AAUAlg, http://www.aaualg.pt

Sem comentários: