No próximo dia 24 de Outubro, quarta-feira, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais celebra mais um Dia da Faculdade. Como acontece todos os anos, a tarde será preenchida por uma ampla palestra de intervenções no Anfiteatro Azul, onde se poderá ouvir o Reitor da Universidade e presidentes dos conselhos directivos, científicos e pedagógico, entre outros (ver caixa abaixo). Para além de que serão entregues as Bolsas de Mérito e o Prémio Associação Arqueológica do Algarve.
Como representantes dos alunos desta faculdade, também o NUPE não poderia ficar indiferente a este acontecimento. Assim decidimos neste artigo fazer uma breve descrição desta instituição.
A FCHS engloba 4 departamentos: Ciências da Educação e Sociologia, História, Arqueologia e Património, Línguas, Artes e Comunicação e Psicologia, divididas sob os quais estão cerca de 8 licenciaturas (1ºciclo). Quanto a cursos de pós-graduação, alguns hoje designados de 2º ciclo: ministra cerca de 5 Pós-Graduações ou Cursos de Especialização e 14 mestrados, dentro das mais diversas árias das ciências humanas. Estando integrada no ensino universitários a FCHS, tem também uma vasta panóplia de centros, laboratórios e grupos de investigação, que realizam a sua actividade em diversas áreas e domínios científicos.
Como unidade empreendedora, a FCHS demarca-se ainda pela excelente prestação de serviços à sociedade universitária e civil, que oferece. Estas actividades vão desde os cursos livres (cursos de verão, acções de formação, actividades de consultadoria, centro de línguas, …), inúmeras palestras e workshops das mais diversas áreas, mantendo ainda cerca de cinquenta protocolos de colaboração com várias entidades publicas e privadas, que tem como objectivo a concessão de estágios profissionais e a integração de recém-licenciados.
Bom, sem dúvida que haverá muito mais a dizer sobre a faculdade, mas fica para um outro número. Não se esqueçam de aparecer, afinal é a nossa faculdade!

Sem comentários: