MESTRADO EM HISTÓRIA DO ALGARVE

Encontra-se em fase de aprovação um novo mestrado para a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, intitulado: Curso de Mestrado em História do Algarve. A sua criação, a cargo do departamento de História, Arqueologia e Património, é a resposta aos inúmeros pedidos, de várias áreas científicas, que esta unidade tem recebido, fundamentalmente de antigos frequentadores dos cursos livres de História do Algarve, que este departamento realizou com sucesso nos últimos três anos, e mesmo até de recentes licenciados nesta universidade.
Já estruturado à luz de Bolonha, o ciclo de estudos terá a duração de quatro semestres, integrando seis unidades curriculares, a ministrar nos dois primeiros semestres (60 ECTS), que vão desde o Algarve Pré-Histórico e Romano ao Contemporâneo, passando evidentemente pelo papel do Algarve na Literatura e na História de Arte. Os últimos dois semestres do curso, serão divididos por um seminário de orientação e por uma dissertação de natureza científica.
Resumidamente, os objectivos deste mestrado serão a preparação de investigadores e especialistas capazes de suprir lacunas ainda existentes nesta área geográfica portuguesa, mas ainda tão diferente do resto do território, para que compreendendo o passado, se formem condições para limitar problemas futuros (ou não fosse esta a função capital da História).
Brevemente, este curso será levado à aprovação pelo Senado da Universidade (órgão de gestão da universidade, presidido pelo Reitor, onde têm direito de voto alunos e docentes, eleitos por faculdade), tendo já sido aprovado por maioria no Conselho Pedagógico da FCHS e tido um parecer desfavorável por parte da Associação Académica da UALG. O núcleo pedagógico da FCHS, achou assim por bem, ser este também um assunto a ser tratado na RGA que se realizará na próxima semana, para que os alunos também tenham uma palavra a dizer.

Sem comentários: