ESTUDOS ARTÍSTICOS, o curso

A arte e a cultura são dois campos que se complementam e que estão presentes no quotidiano de cada um de nós. Independentemente dos gostos e das motivações que nos levam a procurar rotinas nas áreas que consideramos mais interessantes, todos os dias ouvimos uma música, passamos por um edifício diferente, e acabamos por ver um filme que está a dar na televisão. Sem nos apercebermos, estamos no mundo artístico activamente ou apenas como espectadores.
Alguns estão mais atentos a este fenómeno, e a partir de um despertar de interesse pelo mundo artístico, procuram aprofundar conhecimentos sobre a criação e fruição artística.
É a partir desta motivação que o curso de Estudos Artísticos (antiga licenciatura de Estudos Artísticos e Culturais) conta com dezenas de estudantes. Este ano lectivo comemora-se o 3º ano da sua criação na Universidade do Algarve.
O objectivo deste curso é conhecermos a relação de várias artes com o mundo cultural e social. Estudando as várias disciplinas que compõem o fenómeno artístico, auxiliando a criação dos nossos juízos críticos, alertando para a necessidade do campo cultural no mundo, durante 3 anos este 1º ciclo é composto por um leque de unidades curriculares que nos reencaminham para estes exercícios. Este curso também se destaca pela oportunidade de escolha de uma especialização básica em três campos distintos: cinema, teatro e literatura. Esta especialização é orientada pela escolha de unidades curriculares opcionais de cada área científica.
A formação adquirida neste curso remete para o desenvolvimento da investigação nesta área e também de intermediários que possam aproximar o artista da sociedade. As saídas profissionais estão relacionadas com serviços culturais, investigação artística, gestão cultural, jornalismo cultural e intervenção mediadora nos meios artísticos.
A continuação destes cursos superiores é essencial. No país onde nos encontramos, e em que ouvimos falar diariamente na falta de investimento na cultura e na dificuldade de acesso à cultura nas áreas periféricas, é necessário que exista gente interessada por este campo. Só assim poderemos continuar a ouvir falar de cursos como Estudos Artísticos, que assim como outros cursos ligados à cultura, são essenciais para a construção do espírito critico a que cada ser humano tem direito.
Para terminar, boas-vindas ao 36 alunos que neste ano lectivo entraram para este curso.

Joana Visitação
3ºano de Estudos Artísticos

Sem comentários: